Sem categoria

Dia do Professor

O Dia do Professor é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro.

Tal data surgiu devido ao dia 15 de outubro de 1827, onde D. Pedro I, Imperador do Brasil,  baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil, e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. Além disso, o decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados.dia-do-professor-2014

A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido cumprida. Muitas cidades não cumpriram o decreto e este problema se estende até os dias de hoje, pois muitas cidades não conseguem atender todas as crianças, oferecendo escolas de Educação Básica.

solamoMas não foi apenas por causa do decreto que comemora-se o DIA DO PROFESSOR. Em 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas.

Mais tarde, em de 14 de outubro de 1963, a data foi oficializada pela lei Decreto Federal 52.682, que, em seu Art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.

A comemoração começou em São Paulo, mas hoje, no dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor em todo território nacional, data em que se homenageia os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, abrangendo um escopo de profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior universitário. Como todos sabemos, trata-se de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis.

O grande problema com relação ao exercício do professorado é a desvalorização de sua profissão. Embora seja uma das competências mais admiradas pela sociedade, os profissionais da área sofrem com os baixos salários, as precárias condições de trabalho em alguns casos ou o trabalho excessivo em outros, além de outros fatores, como a indisciplina dos alunos e a superlotação das salas. Essa realidade reflete-se no baixo interesse dos estudantes em se tornarem professores, pois a minoria dos que prestam vestibular e Enem deseja ingressar em carreiras relacionadas com a licenciatura ou pedagogia.

Apesar de todas as dificuldades e percalços, a carreira de professor é bastante importante e oferece uma grande oportunidade para que as pessoas não só acumulem saberes, mas que também oportunizem a outras pessoas o desenvolvimento das diferentes formas de conhecimento. Vale lembrar que a função do professor não é a de transmitir informações, mas fazer com que o aluno consiga assimilar melhor as características e processos inerentes ao mundo em que vive.

Parece ser difícil para muitas pessoas – as vezes até para o próprio professor – assumir a importância desta profissão. Mas uma coisa é certa: se Você conseguiu ler até aqui, agradeça ao seu professor!

Fontes:

http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-do-professor.htm

https://aartedesereducador.wordpress.com/2015/10/15/a-proposito-de-ser-professor

Anúncios

6 comentários em “Dia do Professor

      1. Ai que legal! Eu tenho vontade, pois comecei a observar como as crianças são geniais e como precisam de olhares mais desafiadores pra caminhar junto com elas.

        Ainda serei esse olhar a guiá-las.

        hihi

        Bons Ventos para nós!

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s