A Arte de Contar Histórias

Fezes III – Agora eu consigo ver…

Enquanto Liesel escrevia novas palavras em seu vocabulário na parede, Max observava.

– De onde tira todas essas palavras? – Max perguntou

– É segredo – Liesel respondeu

– Mas para quem eu vou contar? – perguntou Max que não podia sair do porão e recebia apenas a visita de Liesel, praticamente.

– A mulher do prefeito me deixa ler seus livros, aí eu memorizo.

– “A memória é o escriba da alma”, sabe quem disse isso? – Liesel fez que não – Um homem chamado Aristóteles – respondeu Max e Liesel sorriu – Você me faz um favor? Pode descrever o dia para mim? Como está lá fora?

– Está nublado – Liesel respondeu.

– Não, não! Use as suas palavras. Se seus olhos pudessem falar, o que eles diriam?

– Está um dia pálido. Tudo está trancado atrás de uma nuvem e o Sol não parece o Sol.

– Então o que parece? – Max perguntou

– Uma ostra prateada? – Liesel arriscou

– Uma ostra prateada. – Max fechou os olhos e apontou a cabeça com o dedo indicador – Agora eu consigo ver também.


Max sabia que a descrição objetiva, usando as convenções que já conhecemos sobre o tal dia nublado, não era suficiente para sentir-se parte do dia lá fora, mesmo sem poder sair. Somente a descrição de uma criança, que consegue enxergar além dos olhos adultos e cansados, seria capaz de fazê-lo ver.

Esse olhar de criança que quero em mim…


(Trecho retirado do filme “A menina que roubava livros” – 57’30”)

No livro esta cena acontece de outra maneira, amanhã eu escrevo.

Por Tina Chaves, apenas mais um ponto de convergência.

Deixe um comentário

